09/11 Memorial
Para o dia 19/12 reservamos a vista ao 09/11 Memorial. Fazia tempo que queríamos visitar o local, mas é sempre tão cheio que acabávamos desistindo. Desta vez, reservamos com antecedência pela internet e como estava bastante frio, não tinha tanta gente. Quando todos os prédios estiveram prontos e funcionando esta será a praça central. Hoje, devido à proximidade com as obras ainda em andamento, o acesso é controlado. A entrada é gratuita, paga-se apenas uma taxa para reservar o horário pela internet e você pode fazer uma doação, se quiser. Para entrar na praça é preciso passar por um detector de metal.
Inaugurado em 2011, no 10º aniversário dos atentados, o memorial conta com duas piscinas construídas no local original das torres gêmeas. Cascatas de 9m desaguam nas duas piscinas e desembocam num vazio central. Os nomes das vítimas estão escritos nos parapeitos de bronze que cercam as piscinas.
Na piscina Norte estão os nomes daqueles que perderam suas vidas na torre norte (1450 nomes), no atentado ao metrô em 26 de fevereiro de 1993 (6 vítimas) e no voo 11 (87 nomes). Na piscina Sul estão os nomes das vítimas da torre sul (695 nomes), dos primeiros trabalhadores das equipes de socorro (441 nomes), dos voos 93 (40 nomes), 77 (59 nomes), 175 (60 nomes) e das vítimas do Pentágono (125 nomes).
Difícil descrever o sentimento ao olhar todos aqueles nomes e imaginar as atrocidades que a raça humana é capaz de cometer. A sensação é de vazio.
Uma história interessante é sobre a árvore sobrevivente. Todas as árvores do memorial são carvalhos brancos menos uma. Uma pereira é a exceção. Plantada nos anos 70 na praça original do World Trade Center próxima a Church Street essa árvore foi encontrada em meio aos escombros, reduzida a um tronco de 2m de altura. Transportada para um parque da cidade a árvore cresceu até 9m de altura e em 2010 fortes tempestades a arrancaram pelas raízes, mas ela sobreviveu. No final de 2010 a árvore retornou ao seu local de origem, replantada do lado oeste da piscina sul a árvore é um símbolo de sobrevivência e resistência. Incrível, não?
Depois de totalmente finalizado o novo World Trade Center incluirá o memorial, um museu e o mais alto prédio dos Estados Unidos, a Freedom Tower com 541m de altura.
Apesar de ser um local que nos remete a uma das maiores tragédias da história americana a visita nos faz sentir o tamanho da força deste país. Determinados em lembrar e honrar os milhares de mortos, reconhecer a resistência daqueles que sobreviveram e agradecer a coragem daqueles que vieram em socorro é o que rege toda a reconstrução deste complexo.
Site para reservar a visita: