15 coisas para fazer em Boston
Neste post vou falar sobre coisas para fazer em Boston. Estive em Boston pela primeira vez em 2008 e voltei agora, em outubro de 2017. Desta vez tive mais dias na cidade e pude me dedicar um pouco mais a ela, conhecer lugares não tão óbvios e fazer tudo com mais calma, do jeito que uma boa viagem deve ser. Você vai ler 15 dicas, das quais 11 foram visitadas por mim. As últimas 4 ficaram para a próxima, mas são tão Boston que não podia deixar de mencionar. Vamos lá?
15 coisas para fazer em Boston
1) Freedom Trail
A Freedom Trail ou Trilha da Liberdade é uma trilha de aproximadamente 4km que passa por 16 lugares históricos da cidade de Boston. A trilha é demarcada no chão por tijolos vermelhos ou tinta vermelha e o início é no parque Boston Common. O Boston Common é o parque público mais antigo dos Estados Unidos, fundado em 1640.
A trilha em si é um pouco cansativa. Você não vai ver belos edifícios, ela é importante e famosa por representar parte da histórica americana, da Revolução à Independência. Na minha opinião a primeira parte da trilha vale a pena para o turista em geral, o restante é mais interessante para o cidadão norte americano. Se eu fosse você, daria por encerrada essa peregrinação no Faneuil Hall, ou a dividiria em dois dias. O prédio mais bonito neste trajeto é a State House, sede do governo; já o mais relevante historicamente é a Old State House de onde, da sacada, a independência americana foi declarada.
2) Quincy Market
Esse é daqueles lugares para aguçar os sentidos! É um grande mercado gastronômico oferecendo variados tipos de comida. Eu adoro! Experimente a tradicional sopa da região de Boston, a New England clam chouder (sopa de moluscos), um grosso creme branco que além dos moluscos leva legumes como a batata.
O Quincy Market fica ao lado do Faneuil Hall, portanto é uma bela opção de parada para quem estiver fazendo a Freedom Trail.
3) Os Patos no Jardim Público
O Jardim Público é adjacente ao Boston Common e é muito mais bonito. Passe um bom tempo caminhando por aqui, é relaxante. Na sua caminhada procure pela estátua dos patos. Essa estátua, com 8 patinhos e uma pata, homenageia a história infantil “Make your way for ducklings” de Robert McCloskey. Nesta história, a família de patos mora em uma ilha no lago do Jardim. Certamente um lugar agradável para um passeio de final de tarde ou mesmo começar o seu dia por ali.
4) Beacon Hill e a charmosa viela
Ao norte do Boston Common fica um dos bairros mais charmosos de Boston, a colina de Beacon Hill. Já li que esse é um dos lugares mais disputados para se morar e é muito difícil ter residência disponível por aqui. Os predinhos em tijolo são antigos e charmosos. Agora em outubro estavam decorados com abóboras por causa do Halloween. Perto da Rua Chestnut tem uma viela ainda em paralelepípedo muito charmosa, tente encontra-la enquanto passeia pelo bairro. Eu garanto que você terá uma das caminhadss mais aprazíveis na cidade.
5) Back Bay e a Rua Newbury e Boylston
Back Bay é o bairro mais novo de Boston. Aqui estão os edifícios altos da cidade como John Hancock e o Prudential Center. A praça Copley é o coração do bairro e as Rua Boylston e Newbury são repletas de comércio e restaurantes sendo a segunda muito mais charmosa que a primeira. O Rio Charles é um outro atrativo do bairro.
Clique aqui e reserve seu hotel em Boston através do booking.com
6) Museu de Artes Finas de Boston
O museu de arte de Boston é grande. Um pouco mais afastado do centro, a linha verde do metrô leva até ele, no entanto, se você estiver disposto recomendo muito a caminhada. O museu está próximo da Universidade Northeastern e do Parque Back Bay Fens. A coleção do museu é vasta; Ásia, África, Egito e um grande acervo dos Impressionistas incluindo uma das maiores coleções de Monet fora da França.
Dica: A entrada custa U$25,00 mas você pode adquirir um flyer do museu que te dá desconto de 5 dólares. Eu peguei o meu logo na entrada do Quincy Market.
7) Museu Isabella Stewart Gardner
Muito próximo ao Museu de Arte fica o Museu Isabella Stewart Gardner. Eu amei esse museu! Coleção particular de Isabella Stewart Gardner. Mas que foi Isabela Stewart?
⇒ Isabela Stewart foi uma mulher à frente de seu tempo. Nascida em Nova York em 1840, sua família era rica. Casou-se com um dos homens mais cobiçados de Boston, Jack Gardner. Tiveram um filho que morreu de pneumonia aos 2 anos de idade, logo depois ela teve um aborto natural e não pôde mais ter filhos. Deprimida e com a saúde debilitada resolveram viajar. Foi aí que começou sua paixão por viagens e pelas artes. A partir daí eles percorreram o mundo. Somando todas as suas viagens, ficaram mais de 10 anos fora dos Estados Unidos. Isabella mantinha diários de suas viagens. Uma precursora dos blogs de viagem. A grande herança recebida com a morte de seu pai, possibilitou que Isabella pudesse adquirir toda sua coleção de arte que hoje é exposta no museu. Que mulher!
O prédio do museu foi construído por Isabella e ele representa um Palácio Veneziano do século XV, apesar de ter sido construído no início do século XX. O pátio interno é o ponto alto da visita!
8) Assista à uma apresentação da Sinfônica de Boston
Programe-se antes mesmo da data da sua viagem. Acesse o site da sinfônica e adquira seu ingresso com antecedência, clique aqui.
A Sinfônica de Boston foi fundada em 1881 e é considerada uma das 5 maiores sinfônicas dos Estados Unidos. Assistimos a peças de Ligeti, Dvorák e Schumann. Sendo que a peça de Dvorák foi o concerto para violino com a participação da virtuosíssima americana Hilary Hahn. Magistral! Certamente um planejamento que recomendo!
9) Tour na cervejaria Samuel Adams
Quem acompanha o blog já sabe que eu adoro cerveja. Sempre que possível incluímos um tour em cervejaria em nossas viagens. A Sam Adams é uma cerveja que eu adoro. Eles fazem muito bem tudo que produzem. O tour é muito legal! É de graça, dura mais ou menos 1 hora, você degusta 3 tipos diferente de cerveja e ainda ganha o copo. No final do tour tem uma loja e um bar. No bar são oferecidas cervejas que ainda não estão no mercado e você tem a oportunidade de experimentar antes de todo mundo. A cervejaria fica afastada do centro, mas a linha laranja do metrô (desça na estação Stony Brook) te deixa praticamente na porta.
Visite o site da cervejaria e saiba mais. Clique aqui.
10) A Universidade Harvard
O que falar de Harvard? Sem dúvida alguma é a universidade americana mais famosa do mundo. Nós já a vimos em milhares de filmes principalmente os de advogado. Harvard fica do outro lado do Rio Charles que já não é mais Boston e sim Cambridge. Meu conselho é que você pegue o metrô, linha vermelha. Logo na saída do metrô há um quiosque com mapa da universidade. Dali também saem os tours guiados para quem tiver interesse. Eu preferi andar por conta própria. Não sei se essa é primeira universidade americana que você vai conhecer, mas para mim não foi. Já estive em diversas e Harvard não é a mais bonita delas, mas certamente a mais emblemática. Ainda assim é linda e vale o passeio.
11) O MIT – Instituto de Tecnologia de Massachussets
Menos famoso que Harvard, mas não menos genial o MIT é a casa do povo das exatas. Ele fica na beira do rio e você pode ir caminhando pela ponte da Avenida Massachussets. Minha impressão é que o turista é mais bem-vindo aqui do que em Harvard que por causa da enorme quantidade de visitantes acaba tendo regras mais chatas.
Essas foram as atrações que eu visitei e recomendo. As próximas 4 não tive tempo de visitar, mas estão presentes em quase todo blog ou guia que eu li, portanto achei relevante mencioná-las.
12) Skywalk Observatório no Prudential Center
O Prudentail Center é um edifício comercial que no térreo é um shopping e no topo de seus 52 andares têm-se um belo visual de Boston. O Prudential Center fica em Back Bay.
13) Museu de Ciências
Um amigo que estava em Boston na mesma época que eu, visitou esse museu e achou muito interessante, especialmente para quem tem filhos. O museu fica no Parque da Ciência na ponte de mesmo nome entre Boston e Cambridge.
14) Boston Duck Tour
Esse é um tour que além de andar pelas ruas de Boston navega também pelo Rio Charles. O tour é feito em um carro anfíbio. Clique aqui e saiba mais.
15) Esportes: Boston Red Sox, New England Patriots e o Boston Celtics
Não dá para falar de Boston e não falar de esportes. Casa de três grandes times dos Estados Unidos. O Red Sox é o time de baseball, o Patriots o time de futebol americano do Tom Brady, marido da Gisele Bundchen e o Celtics o de basquete. Vale dizer que o Fenway Park, casa do Red Sox, é o estádio de baseball mais antigo dos Estados Unidos.