3 Museus em Copenhague; Ny Carlsberg Glyptoteket, Galeria Nacional (SMK) e Thorvaldsen
São muitos os museus em Copenhague, a cidade é repleta de opções. Hoje vou falar um pouquinho sobre os três que já tive a oportunidade de visitar. São eles: Ny Carlsberg Glyptotek, Galeria Nacional da Dinamarca (SMK) e o Museu Thorvaldsen. O que eles têm em comum? Todos são museus de arte e digamos que os nomes são um pouco complicados de decorarmos, certo?
Mesmo que você não seja um fanático por museus é bom tê-los na manga já que Copenhague é famosa por seu clima imprevisível e relativamente chuvoso. Vamos lá?
Galeria Nacional da Dinamarca (SMK – Statens Museum for Kunst)
Este museu é grande! Coleções de obras dos séculos XIV ao XXI, de famosos pintores europeus como Picasso e Matisse e importantes pintores dinamarqueses e escandinavos como o norueguês Edvard Munch. Além de pinturas de artistas consagrados o museu exibe também trabalhos mais modernos e interativos como a exposição Robots. Sem falar nas exposições temporárias.
O museu está instalado em dois prédios unidos por uma passarela e um pátio interno. Um prédio é mais histórico e o outro é mais moderno. Em tempo; Kunst significa arte em dinamarquês.
Para mais informações sobre a Galeria Nacionatl da Dinamarca (SMK) visite o site do museu. Clique aqui.
Ny Carlsberg Glyptoteket
Não. Esse aqui não é um museu da cervejaria Carlsberg. Ele está, porém, diretamente ligado com o filho do fundador da famosa cervejaria dinamarquesa, Carl Jacobsen. Toda a coleção do museu pertencia a Carl Jacobsen e sua esposa Ottilia Marie Jacobsen e foi doada por eles a cidade de Copenhague.
Diferente de outros museus de arte, a principal atração aqui são esculturas. Aliás, a palavra gliptoteca significa museu de esculturas. Instalado num prédio belíssimo, a maior parte da coleção são de esculturas francesas e dinamarquesas dos séculos XIX e XX. Além disso, a gliptoteca possui uma vasta coleção de peças e artefatos egípcios. Tem até múmia!
Logo na entrada o visitante é surpreendido com um belíssimo jardim de inverno localizado bem no centro do museu e passagem obrigatória para todas as salas da coleção.
Além das coleções permanentes, que já valem a visita, a gliptoteca está sempre trazendo exposições temporárias de diferentes temas. Fique atento!
Em tempo; não é sé de esculturas que vive a gliptoteca. Há também pinturas francesas e dinamarquesas. Aliás, uma exposição temporária de obras primas de pinturas francesas inaugura agora em março de 2017. Terei que fazer uma nova visita!
Para mais informações sobre Ny Carlsberg Glyptotek visite o site do museu. Clique aqui.
Thorvaldsen Museu
Bertel Thorvaldsen foi um importante escultor dinamarquês. Considerado um dos melhores de sua época Thorvaldsen (1770-1844) viveu por mais de 40 anos em Roma. Em 1838 ele doou sua vasta coleção de arte para sua cidade natal, Copenhague. Bertel Thorvaldsen era famoso!
O museu fica num prédio construído para esse propósito bem ao lado do Palácio Christiansborg no centro da cidade. Por fora, o prédio é um enorme retângulo amarelo, por dentro, uma explosão de cores e formas. É o primeiro museu de arte da Dinamarca e existe desde 1848. O túmulo de Bertel Thorvaldsen fica numa área externa no centro do museu.
Clique aqui e reserve seu hotel em Copenhague pelo booking.com
Este é um museu de um único artista e a coleção compreende principalmente esculturas de Bertel, desenhos e moldes de suas obras. No andar térreo fica o grande salão. Neste salão estão as maiores obras do escultor, entre elas as únicas duas obras equestres que ele fez.
Obs: a maior parte das obras expostas no museu são moldes feitos em gesso. Thorvaldsen recebia muitos pedidos de diferentes origens, sendo assim as obras finais (majoritariamente em mármore) foi entregue a quem as encomendavam e estão expostas em diferentes locais.
Outra importante obra exposta no grande salão é a escultura do Papa Pio VII. A obra final, em mármore, desta peça está exposta na Basílica de São Pedro no Vaticano. Uma notoriedade sobre Thorvaldsen é que ele é o único escultor não católico a ter uma obra exposta na Basílica de São Pedro. O cara era tão bom que esse pequeno fato não foi empecilho para a Igreja.
As diversas salas do andar térreo expõem praticamente todas as obras realizadas pelo escultor ao longo de sua vida. As salas são pequenas, extremamente coloridas, pisos com desenhos em mosaicos e tetos repletos de adornos. Lindas!
Uma das salas que mais gostei foi a de Cristo e os 12 apóstolos. As peças finais estão na Catedral de Copenhague, a Vor Frue Kirke ou Igreja de Nossa Senhora. O tamanho das esculturas e a maneira como estão dispostas impressiona.
O segundo andar abriga pinturas de artistas contemporâneos tanto dinamarqueses como europeus e coleções de antiguidades egípcias, gregas, etruscas e romanas. O andar térreo é certamente o foco da sua visita.
Para mais informações sobre o Museu Thorvaldsen visite o site do museu. Clique aqui.