Aprender italiano na Itália – Campus Magnolie
Sempre quis aprender italiano? Faça um curso de italiano na Itália. Nesse post conto um pouco da nossa experiência no Campus Magnolie.
Aprender italiano é uma daquelas coisa que eu sempre disse que ia fazer na vida. Não sei se a vontade de falar o idioma é devido a minha descendência italiana, o fato é que acho a língua linda. No segundo semestre de 2017 meu marido e eu resolvemos começar um curso e para minha sorte há uma escola de italiano próximo a minha casa, a Aliança Cultural Italiana. De uma maneira geral, brasileiro pensa que italiano é uma língua fácil, mas eu descobri que apesar das semelhanças com o português ela é muito mais difícil do que pensamos. Cheia de particularidades e regrinhas, aprender italiano requer dedicação e vontade.
Aprender italiano na Itália
Foi então que decidimos fazer um curso de italiano na Itália. Nada melhor que a imersão no idioma para se ter uma real visão de onde se quer chegar. Escolhemos a Campus Magnolie – Scuola di Lingua e Cultura Italiana para Stranieri em Castelraimondo. Você deve estar se perguntando onde é isso e porque escolhemos tal lugar. A escolha do lugar foi porque, em parceria com a escola, há o escritório de uma brasileira que trabalha com processos para obtenção da cidadania italiana. Então, na verdade acabamos nessa escola por esse motivo, mas, adoramos o lugar.
Casteraimondo é uma pequena cidade de 5 mil habitantes localizada na região italiana chamada Marche. Confesso que eu nunca tinha ouvido falar nessa região até irmos para lá. É uma região pouco explorada pelo turista em geral e no fim das contas achei isso muito bom. Está localizada no meio da Itália entre a cadeia montanhosa Apeninos e o Mar Adriático. Faz fronteira com outras 5 regiões italianas, Emilia-Romagna ao norte, Toscana, Umbria e Lazio a oeste e Abruzzo ao sul.
A escola existe há mais de 25 anos e a cidade e seus habitantes já estão acostumados a receber os alunos estrangeiros. Nos sentimos muito bem recebidos.
Mas vamos às informações de ordem prática.
Como chegar a Castelraimondo?
O destino mais fácil para quem vem do Brasil é Roma. A partir de Roma, para chegar em Castelraimondo você pode ir de trem ou alugar um carro e dirigir até lá. De tem você precisa pegar a linha Roma-Ancona até a cidade de Fabriano e de lá pegar outro trem para Castelraimondo. Confira todo o trajeto no site da Trenitalia. Clique aqui.
Nós optamos por alugar um carro no aeroporto de Roma. A viagem leva perto de 3 horas e passa por lugares muito bonitos. Usamos o google maps do telefone para traçar a rota e também tínhamos um mapa da Itália.
Uma terceira opção é transfer oferecido pela escola. Obtenha mais detalhes sobre este serviço quando fizer a matrícula.
Nota: você não precisa de carro em Castelraimondo. Nós optamos pelo carro porque planejamos viajar nos finais de semana.
Como funciona o curso?
O curso todo dura quatro semanas, mas se, assim como nós, você não dispuser de todo esse tempo, pode fazer apenas duas semanas (as duas primeiras ou as duas últimas). Quando você chega na escola, você faz um teste para saber em qual nível você está. Nosso curso aqui no Brasil valeu a pena pois caímos no nível 2 de um total de 6. Sim, somos iniciantes! Nossa classe era a maior da escola com 17 alunos entre brasileiros, argentinos e guatemaltecos.
Você tem aula todas as manhãs e em alguns dias há atividades extras à tarde como aulas de cultura italiana ou aulas itinerantes aos vilarejos próximos.
As aulas são bastante dinâmicas! Você vai trabalhar em grupo, vai falar, escrever, ler, encenar, ter lição de casa e tudo mais. Tenha em mente que você está lá para aprender e o Campus Magnolie transforma esse processo numa experiência divertida.
Para fazer a matrícula, entre em contato com a escola por meio do site. Muitos dos funcionários falam um pouco de português.
E quanto a hospedagem?
Você ficará alojado em apartamentos ao lado da escola. Os apartamentos são de 1 e 2 quartos e comportam até seis pessoas. Meu marido e eu optamos por alugar um apartamento só para nós dois. Durante os meses de verão, além dos apartamentos ao lado da escola há também a possibilidade de hospedagem numa vila com piscina que fica um pouco mais longe da escola. Veja as informações no site da Escola.
Use o booking.com e reserve seu hotel na Itália. Clique aqui.
E o que fazer no final de semana?
Aos finais de semana você pode participar dos tours que a escola oferece. São diferentes tours por lugares famosos da Itália. O Grand Tour del Sud por exemplo, te leva para Roma e Napoli. Além disso há as excursões de um dia que te levam a cidades mais próximas como Assisi, Firenze e San Marino.
Nós não fizemos nenhum dos tours porque já conhecíamos a maioria dos lugares. Como estávamos de carro, optamos em viajar por conta. Assunto para outros posts.
Mas quanto custa tudo isso?
Os preços podem variar bastante de acordo com o tipo de hospedagem e sua participação ou não nos tours.
Para você ter uma ideia, o programa completo, que inclui o curso, hospedagem e os tours e excursões custa 1300 euros por pessoa. Visite o site da escola para maiores detalhes do que está e o que não está incluído neste valor. Clique aqui.
E quanto à cidade de Castelraimondo?
Não pense você que por ser pequena a cidade seja chata. Realmente ela é pequena e pacata. O comércio fecha a partir do meio-dia e só reabre depois das 15 horas. Aliás, o fato de existir um supermercado que fica aberto em “horário continuado” (isto é, que não fecha para o almoço) é motivo de orgulho.
Toda sexta-feira acontece a feira. Esse é um passeio imperdível! As feiras italianas não vendem apenas verduras, frutas e legumes. Lá você também encontra calçados, roupas, bugigangas, bolsas, flores, enfim, de tudo um pouco. E as barracas de sanduíches, então? Uma delícia! Os “panini” (lanches) de carne bovina ou de porcheta são os melhores. E não esqueça de pedir um copo de vinho que custa €0,60 e é servido num copo de plástico. Genial!
Há bons restaurantes e diferentes bares na cidade. Na minha opinião os melhores restaurantes são Tre Stelle, Osteria del Borgo e a Pizzaria La Lanterna. Não deixe de provar os pães deliciosos da panificadora La Pagnotta e os vinhos Verdicchio (branco) e o Rosso Piceno (tinto), típicos da região.
E eu achei que valeu à pena?
Sim. Valeu muito à pena. Não somente no quesito aprendizado do idioma mas também uma experiência marcante. Já está com vontade de se aventurar? E eu garanto que você terá vontade de voltar!
Links Úteis
Scuola Campus Magnolie – Clique aqui
Consultoria para cidadania italiana – Clique aqui
Escola Aliança Cultural Italiana em São Paulo – Clique aqui
Que tal salvar este post para consultar mais tarde? Dê um salvar na foto e guarde-o no pinterest.
Quer saber mais sobre a Itália? Clique aqui e veja tudo que já publicamos no farrabadares.com