Belfast, uma grata surpresa
Quando começamos a planejar nossa viagem para a Irlanda, imediatamente veio a cabeça conhecer Belfast. A primeira coisa que vem a mente são os conflitos com o IRA e toda a questão de segurança que isso nos remete. Pesquisando na internet nos certificamos de que era seguro e que realmente valia uma visita.
Ficamos em Belfast por 3 noites, de segunda a quinta-feira, e nossa visita nos surpreendeu positivamente do começo ao fim. Ficamos hospedados num apartamento e os proprietários nos receberam com um sorriso no rosto e um enorme desejo de nos acolher em sua cidade.
Recomendo muito essa hospedagem: http://www.selfcateringaccommodationbelfast.com/
Chegamos em Belfast de trem a partir de Dublin. Belfast é a capital da Irlanda do Norte aquela que faz parte do Reino Unido e onde a moeda também é a libra.
A cidade é muito bonita e apesar de tudo que já sofreu, seus moradores são super acolhedores e orgulhosos.
Nosso apartamento era muito bem localizado e fazíamos tudo a pé.
O centrinho mais turístico fica nas imediações do City Hall na Donegal Square, é onde fica também o Tourist Information. O dia estava bastante ensolarado e cheio de pessoas na rua.
Neste mesmo dia resolvemos ir até o muro para ver as pinturas sobre a época dos conflitos. Não vou entrar no mérito dos conflitos e o que realmente eles significavam ou defendiam, a história é muito complexa mas basicamente eles se dividiam em católicos e protestantes. Os católicos ou nacionalistas se identificam como Irlandeses, já os protestantes ou unionistas se identificam como Britânicos. O muro separava os bairros católicos dos protestantes.
Esta visita aos murais de Belfast pode ser feita de táxi (Black Cab) e o motorista passa a ser seu guia. Obviamente que desta forma aprende-se muito mais da história dos conflitos e muito provavelmente o taxista te leve a outros murais do que o que nós vimos no passeio a pé, tudo uma questão de preferência.
Mas não só de conflitos e tristezas vive Belfast, na volta dos murais passamos por belas ruas e lindas construções como a Opera House até chegarmos ao nosso destino final, o The Crown Bar, um das mais antigos pub de Belfast (1826).
Belfast também é cortada por um rio. A região próxima ao rio Lagan é repleta de lojas e shopping e também é aqui que está o pub mais antigo da cidade (pelo menos o mais antigo que nós encontramos), o McHughs de 1711.
Um fato curioso de Belfast é que aqui foi projetado e construído o Titanic. A cidade esava inaugurando um museu totalmente dedicado ao navio, infelizmente não deu tempo de visitar esta e muitas outra atrações de Belfast.