Características Hidrotermais de Yellowstone e Old Faithful Geyser
O Parque de Yellowstone é riquíssimo em atividades hidrotermais, essas características são raridades na natureza e Yellowstone preserva a maior coleção do mundo. Alem de Yellowstone apenas outras 04 localizações possuem grande concentração de características hidrotermais: Rússia, Chile, Nova Zelândia e Islândia.
Yellowstone é na verdade uma grande cratera de vulcão e a atividade sísmica dentro da terra é constante (diariamente). Nos últimos 2 milhões de ano 03 grandes erupções aconteceram em Yellowstone e o vulcão ainda é ativo. Acredita-se que o magma pode estar apenas entre 5 a 13km de profundidade o que proporciona a primeira característica para atividades hidrotermais: o calor. A segunda característica necessária é a água proveniente das chuvas e da neve. A água escoa para baixo por mais de um quilometro de profundidade onde é aquecida. Essa fendas subterrâneas formam a terceira característica: um sistema de encanamento natural. A água quente sobe por esses “canos” formando os geysers e as hot springs (termais).
Em Yellowstone, temos a oportunidades de ver hot springs, geysers, mudpots e fumaroles num cenário natural. É difícil traduzir para o português essas características bem como diferenciá-las. De uma maneira bem simples e depois de ter visto várias destas formações posso dizer que eu entendi mais ou menos assim:
Geyser: é aquele que sofre uma erupção e joga a água para cima. Há geyser que as erupções podem ser previstas e outros que não.
Hot Springs: parecido com o geyser na concepção mas ele não entra em erupção. A água circula na superfície onde o calor escapa por evaporação ou escoamento. São super coloridos devido a refração da luz, partículas suspensas de minerais e grande quantidade de microorganismos que vivem em temperaturas elevadas (acima do ponto de ebulição). Muitas vezes são chamados de pool pois realmente parecem uma piscina multi colorida.
Fumaroles: é a superfície mais quente do parque mas no subterrâneo possui muito pouca água. Quando a chuva ou a neve derretida é drenada para dentro do sistema de “encanamento” é convertida instantaneamente em vapor.
Mudpots: são termas ácidas com água limitada na superfície. Visualmente não são bonitas e cheira a enxofre. Parecem uns buracos de lama e devido a quantidade de gases que liberam essa lama muitas vezes fica borbulhando.
OLD FAITHUL GEYSER
Old Faithfull é uma das principais atrações de Yellowstone. Este geyser entra em erupção mais freqüente do que qualquer outro mas não é o maior ou mais regular do parque. Suas erupções acontecem a cada 90 minutos, em média, variando de 51 a 120 minutos. Uma erupção dura entre 1,5 e 5 minutos, expele de 14.000 a 32.000 litros de água fervente e atinge uma altura de 30 a 55 metros.
Vou tentar explicar, de uma maneira bem simplificada, como um geyser funciona.
Os geyser possuem um tipo de sistema de encanamento que impede a água de circular na superfície por isso as erupções.
A temperatura da água mais profunda pode exceder o ponto de ebulição e a pressão ao redor também aumenta com a profundidade (muito calor e muita pressão). O aumento da pressão exercida pelo peso da água sobrejacente impede que a água mais profunda evapore. Pequenas bolhas de vapor se formam e ao subirem e expandirem-se tornam-se grandes e numerosas demais para passar pelos pequenos espaços. No ponto crítico, essa bolhas confinadas levantam a água acima e o geyser transborda. Isso reduz a pressão no sistema e resulta em violenta ebulição. Instantaneamente, um grande volume de vapor é produzido e força a água para fora. A erupção começa. A água é expelida mais rápido do que entra no sistema de encanamento. A pressão e o calor gradualmente diminuem. A erupção termina quando a água do reservatório acaba ou quando as bolhas de gás diminuíram o suficiente para serem capazes de sair sem ter que ejetar a água.
Será que deu para entender?
Além de Old Faithfull, muitos outros geysers e hot springs compõem esta região. Há passarelas entre eles para o turista poder caminhar a vontade.
Vimos duas erupções do Old Faithfull, uma perto dele e outra do alto por uma trilha que leva ao Old Faithfull View Point.
Essa “atração” de Yellowstone não pode deixar de ser vista.
Agora eu quero ir!
Amiga, é demais!! Você vai amar!! Ainda tenho muitas coisas para escrever!!!