Copenhague bairro a bairro: Christianshavn (Christiania)

Segundo post da série Copenhague bairro a bairro é sobre Christiania. Clique aqui e leia sobre outro bairro da cidade, o City Centre.

Podemos até dizer que Christiania faz parte do centro tamanha é sua proximidade. A partir de Nyhavn você cruza pela novíssima (julho/2016) ponte Inderhavnsbro, Inner Harbour Bridge em inglês ou Ponte Interna do Porto em português. Essa é uma ponte exclusiva para pedestres e ciclistas. Tem 180m de extensão e proporciona um belo visual do canal e região. Outra maneira de chegar à Christiania é de metrô.

CPH_14

Copenhague bairro a bairro: Christiania

CPH_10

Copenhague bairro a bairro: Christiania e a Ponte Inderhavnsbro sob o canal

CPH_13

Copenhague bairro a bairro: Christiania

Christiania é formada por várias ilhotas. Ao cruzar a ponte, à sua direita, fica o estrelado e caríssimo Restaurante Nomado chef René Redzepi e do empresário e chef Claus Meyer. Noma é o símbolo da revolução culinária (Manifesto for the New Nordic Cuisine) por qual passou Copenhague e a Dinamarca no início dos anos 2000.

À esquerda da ponte fica o Papirøen, ou Copenhagen Street Food, que reúne num enorme galpão diversas barracas de comidas diferentes. Papyroen fica na sua própria ilha de frente para o canal, e com vista para a belíssima Ópera. Eu adoro esse lugar. Excelentes opções de comida e bebida a preços bem razoáveis para os padrões dinamarqueses. Tudo que experimentei até agora estava delicioso. Tem inclusive um restaurante de comida brasileira, o Brasa. Eu ainda não experimentei, mas é uma versão do nosso churrasco, no estilo gaúcho.

CPH_11

Copenhague bairro a bairro: Christiania e o Copenhagen Street Food Papiroen

Clique aqui e reserve seu hotel em Copenhague pelo booking.com

Na ilha ao lado fica a Opera House da cidade. O prédio é lindo! Moderno! Existem tours guiados em inglês quase que diariamente. A programação e venda de ingressos fica disponível online e em inglês. Confira aqui.

CPH_12

Copenhague bairro a bairro: Christiania e a Opera House

Outra visita muito procurada por aqui é a Cidade Livre de Christiania (Freetown Christiania) ou Alternativa Christiania. Em 1971 um grupo de hippies ocupou uma área militar abandonada. Eles se declararam independentes do governo dinamarquês e instituíram suas próprias regras de convívio social. Turistas são bem vindos, mas devem seguir suas regras, como não correr e não fotografar. Veja mais aqui.

Outra concorrida atração é a Vor Frelsers Kirke, a Igreja do Nosso Salvador. A maior atração aqui é subir os 400 degraus de sua torre. Os últimos 150 degraus ficam no exterior da torre e formam um espiral. Dizem que a vista de lá de cima é uma das mais bonitas da cidade porque é possível ver os canais e as ilhas. Logo logo vou lá conferir e volto para contar!

CPH_15

Copenhague bairro a bairro: Christiania e a torre da igreja Vor Frelsers Kirke

Clique aqui e veja tudo que já publicamos sobre Copenhague.