O que fazer Copenhague? Castelo Rosenborg e o Jardim Real
Os castelos de Copenhague certamente valem a visita! A cidade tem muitos castelos e palácios sendo que alguns deles ficam bem ali, no centro perto de tudo e de fácil acesso. O castelo Rosenborg já foi residência de verão dos reis da Dinamarca e hoje fica bem no meio da cidade, bem próximo a uma das regiões mais movimentadas, Norreport. Ele fica dentro de um parque, o belo Jardim Real.
A visita inclui os três andares do castelo e as joias do Tesouro que fica no subsolo.
Clique aqui para reservar seu hotel em Copenhague pelo booking.com
Rosenborg foi construído no início de 1600 pelo Rei Christian IV e logo se tornou sua residência oficial. No início de 1700 sua função passou a ser a de abrigar os objetos mais raros, finos e antigos da monarquia absolutista, aqueles que permitiam ao rei exibir aos seus convidados seu status e riqueza. O castelo foi aberto ao público em 1838.
Dentro do castelo você vai ver ambientes decorados com memorabilia da época dos reis entre os séculos XVII a XIX. Tapeçaria, porcelana, mobiliário, quadros e muito mais fazem parte da coleção. A escadaria que leva ao primeiro e segundo andar é feita de pedra e ornada com quadros dos anos 1600.
O último andar é o mais impressionante dos ambientes. O magnifico salão (Great Hall) ostenta em uma extremidade o trono do rei e da rainha que são protegidos por três leões. Do lado direito do trono há uma fonte de batismo; desde 1671 todas as crianças reais foram batizadas nessa fonte.
Curiosidade: quando um monarca morre, os leões guardam seu caixão durante o período do velório. Isso acontece na capela do Christiansborg Palace e os leões são para lá transportados.
No subsolo fica o Tesouro que ostenta as joias da coroa. O lugar é extremamente guardado, a porta de entrada é como a de caixa forte, parece até coisa do Tio Patinhas.
Espadas, coroas, colares, tiaras. A coroa de Christian IV é ornada com símbolos que representam as virtudes do rei. O testamento da Rainha Sophie Magdalene de 1746 atestava que suas joias deveriam permanecer com a coroa. Elas só podem ser usadas pela rainha e somente na Dinamarca.
OBS: A atual Rainha da Dinamarca é Margrethe II (Margarida). Ela subiu ao trono em 1972 e seu filho Frederico é o Príncipe herdeiro. Uma mudança constitucional foi necessária para que ela pudesse assumir o trono, uma vez que esse era uma posição destina apenas aos homens. O processo de mudança começou em 1947, muito tempo antes da morte de seu pai o então rei, Frederico IX.
Encerre sua visita com um delicioso passeio pelo jardim, isso claro, se o tempo dinamarquês permitir!
Informações Práticas
Essa é uma região repleta de parques e museus, conhecida como Distrito dos Museus (Park Museerne) ela engloba outros 5 museus e dois outros parques.
Os museus são: The David Collection, Cinemateca, The Hirschsprung Collection, SMK (Galeria Nacional da Dinamarca), Museu de Historia Natural e o Castelo Rosenborg.
Os parques; Jardim Real, Jardim Botânico e Parque Østre Anlæg
O visitante pode adquirir um ticket que dá acesso aos seis museus por DKK 195,00. A validade do ticket é de 1 ano e permite uma única entrada em cada um dos museus. A entrada nos parque é gratuita. Perceba que quando visitei o castelo não sabia sobre esse ingresso e acabei pagando a entrada de DKK 105,00 somente para o castelo.
Skal!