Munique, a esplendorosa capital da região da Baviera na Alemanha

Munique, na Alemanha,  é a bela capital da região da Baviera. A Baviera (Bayern em alemão e Bavaria em latim) é um dos 16 estados germânicos. Localiza-se na parte sudeste do país.

Quando fomos?

Enquanto o mundo vinha ao Brasil para a Copa do Munda da FIFA 2014 eu e o Rafa fomos para a Europa. Mais uma vez Rafa foi participar de dois congressos, um em Praga e o outro em Veneza. Iniciamos nossa viagem por Munique, cidade alemã capital da região da Baviera.

Chegamos em Munique numa sexta-feira (20/06/2014) pela manhã e apesar de estarmos a um dia do início do verão a temperatura era bastante amena. Felizmente a ausência de calor não influencia em nada os dias bastante longos,  um privilégio de viajar para a Europa nesta época do ano.

MAPA_1

Como ir do aeroporto ao centro da cidade?

Voamos Lufthansa direto de São Paulo para Munique. O acesso ao centro da cidade pode ser feito via trem/ metrô. Ao desembarcar siga as placas S-Bahn (na verdade é um S dentro de uma circunferência verde), quando estiver próximo ao metrô você vai ver as máquinas para compra do ticket, super fácil!). Há vários tipos de bilhetes. Escolha o Partner Day Ticket, custa E$11,00 por pessoa e dá direito a utilizar todo o transporte público da cidade durante 24 horas. O aeroporto encontra-se afastado do centro (zona 4) por isso a tarifa um pouco cara. Há duas linhas que levam ao centro, a S8 (amarela) e a S1 (azul); escolha a S8 que é mais rápida.

Mapa do transporte público em Munique

Mapa do transporte público (trem e metrô) em Munique

Onde ficamos hospedados?

Nosso hotel ficava ao lado da estação de metrô Karlsplatz e próximo à estação central de trem, a Hauptbahnhof, que liga Munique a outros destinos na Alemanha e na Europa. A região não é das mais nobres, porém achei bem localizada por estar perto da Marienplatz (um dos principais destinos da cidade) e ao lado do metrô. Ficamos hospedados no Hotel Bayer´s, um hotel contemporâneo com quartos espaçosos e confortáveis. Talvez a região mais encantadora para se hospedar em Munique seja o outro lado da Marienplatz mais próximo ao Rio Isar, consequentemente os preços são mais elevados. No geral a hospedagem em Munique não é barata.

Clique aqui e reserve seu hotel em Munique pelo booking.com

OBS: É impossível falar de Munique e não pensar em Adolf Hitler. Foi aqui que em 1920, depois de ter sido liberado pelo exército que Hitler tornou-se o presidente do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães – NSDAP, mais conhecido como partido Nazista. Foi aqui também que em 1923 foi preso ao tentar dar um golpe no governo da região da Baviera. Há vários outros fatos e acontecimentos que ligam Munique ao nazismo de Hitler. Caso esteja indo a Munique e tenha interesse no assunto eu recomendo a leitura deste post no blog Alemanha Por Que Não? da Angela Arten-Meyer.

Deixando a História para trás vamos falar um pouco sobre o que fizemos e do que curtimos em Munique. A cidade é facilmente visitada a pé. São poucas as atrações que necessitam do transporte público para acessá-las e a maioria delas estão concentradas em bairros vizinhos.

O CENTRO DA CIDADE

As Praças Karlsplatz e Marienplatz

As regiões da Karlsplatz e da Marienplatz são sem dúvida alguma os pontos mais turísticos de Munique. Comércio, restaurantes, cervejarias, edifícios históricos, artistas de rua, por lá tem de tudo um pouco.

Karlsplatz

Karlsplatz, região bem central de Munique

A Karlsplatz, também conhecida por Stachus fica numa confluência de ruas e avenidas bem movimentadas e por isso há uma passagem subterrânea para o pedestre. Nesta passagem subterrânea há diversas lojas, mercado, além de acesso a trens e metrô. A praça é dominada por uma bela fonte e pelo portão medieval Karlstor. Do outro lado da praça está o edifício Justizpalast, o tribunal de justiça.

Karlsplatz - fonte e e Justplatz ao fundo

Karlsplatz – fonte e e Justizpalast ao fundo

Karlsplatz - Kalrstor Gate atrás de mim

Karlsplatz – Karlstor Gate atrás de mim

Justizpalast

Justizpalast – o Palãcio da Justiça de Munique

Ao cruzar o Portão Karlstor você estará na principal zona de comércio e também na rua (Neuhauser Strasse) que leva a Marienplatz, podemos dizer que o Portão Karlstor é a porta de entrada para a cidade antiga.

Fonte na Karlsplatz a noite

Fonte na Karlsplatz a noite

A Marienplatz é o coração de Munique e o belo edifício Neues Rathaus (Nova Prefeitura) enche os olhos. Construído entre os anos de 1867 e 1909, a nova prefeitura é bem grande. A fachada é toda em estilo meio gótico e no centro há a torre do relógio. Muito bonito e muito cheio!!

Marienplatz

Marienplatz – Neues Rathaus (Nova Prefeitura)

A hora mágica (entardecer) na Karlsplatz

A hora mágica (entardecer) na Karlsplatz

Igreja Frauenkirche – a igreja da pegada do diabo

Por esta região também se encontra diversas igrejas, entre elas está a Frauenkirche. Essa igreja possui duas torres com um tipo de cúpula no topo e a fachada é de tijolo a vista. A igreja foi fortemente danificada durante a Segunda Guerra e foi restaurada durante 1947 e 1957.

Fachada da Igreja Frauenkirche - Munique

Fachada da Igreja Frauenkirche – Munique

Há uma lenda muito curiosa envolvendo a construção da igreja. Diz a lenda que o arquiteto Jörg von Halspach foi desafiado pelo diabo a construir uma igreja sem janelas e que ele aceitou o desafio. Quando a igreja ficou pronta o arquiteto apresentou sua obra ao diabo a partir de um ponto em que o mesmo não via as imensas janelas levando-o a acreditar em seu triunfo. Neste momento o diabo “crava” sua pegada no piso da igreja para segundos depois perceber que havia sido enganado. Essa pegada encontra-se logo na entrada e é conhecida como “a pegada do Diabo”.

Frauenkirche e a "pegada do diabo"

Frauenkirche e a “pegada do diabo”

Interior de Igreja Frauenkirche - Munique

Interior de Igreja Frauenkirche – Munique

O mercado de rua Viktualienmarket

Próximo a Mareinplatz fica o Viktualienmarket, um mercado de rua que vende de tudo um pouco e que obviamente também conta com um beer garten. Para o meu paladar, as barracas de queijo são paradas obrigatórias.

Viktualienmarket - o homem da baviera em seu traje típico

Viktualienmarket – o homem da baviera em seu traje típico

Viktualienmarket - Munique

Viktualienmarket – Munique

Viktualienmarket - Munique

Viktualienmarket – Munique

Que tal salvar este post para consultas futuras? Dê um salvar na foto e guarde-o no pinterest!

A esplendorosa Munique, capital da Baviera no sul da Alemanha.

Quer saber mais sobre essa bela cidade? Leia sobre a Munique da realeza e sobre a Munique Tecnológica.