Foz do Iguaçu, o que você precisa saber antes de ir

Foz do Iguaçu - Brasil

Foz do Iguaçu – Brasil

Nossa viagem aconteceu entre 14/10 e 18/10/2014. Foram 3 dias inteiros e mais duas metades, tempo suficiente para passear bastante.

Este post é para dar as dicas de ordem prática para visitar Foz do Iguaçu, coisas que você deve saber antes de viajar.


A principal dúvida sobre Foz do Iguaçu é Onde se hospedar?

Há duas opções ou três, se você considerar ficar na Argentina, de hospedagem a se avaliar; o centro de Foz e os hotéis tipo resort que ficam ao longo da Avenida das Cataratas, que é a rodovia que liga a cidade ao parque. Os hotéis no centro são certamente mais baratos, mas tenha em mente que o centro de Foz fica longe do Parque das Cataratas e do Parque das Aves e não é uma cidade bonitinha, turística. Há uma linha de ônibus que leva até os parques. Essa é uma linha regular, portanto o ônibus para toda hora e o trajeto é demorado. Você sempre pode usar o táxi mas não é nada barato.

Nós optamos por ficar no hotel mais próximo à entrada do parque e inicialmente a ideia era não alugar carro e fazer a visita ao lado Argentino de excursão. No fim das contas, quando pesquisamos os preços e condições dos passeios, achamos que valia muito mais a pena alugar o carro. No primeiro dia ficamos a pé já que nosso hotel era em frente ao parque. No segundo dia de manhã fomos até o aeroporto pegar o carro e ficamos com ele até o final da viagem.

Dica: alugue carro! As distâncias em Foz são longas e isso vai te dar uma mobilidade muito maior. Há uma locadora no aeroporto.

O hotel que escolhemos foi o San Martin Hotel & Resort. Nas minhas pesquisas percebi que esse era o hotel mais barato nessa categoria e a proximidade com os parques era algo que buscávamos. O hotel é grande, há bastantes hóspedes de excursão, inclusive estrangeiros. Os quartos são bem funcionais. O valor da diária inclui o café da manhã e o hotel conta com restaurante e bar para as demais refeições.

Foz do Iguaçu - San Martin Resort e Spa

Foz do Iguaçu – San Martin Resort e Spa

Todos os dias íamos para a piscina no final de tarde e de manhã dava até para correr dentro do hotel que conta com uma trilha muito bonita.

Foz do Iguaçu - Hotel San Martin Resort e Spa

Foz do Iguaçu – Hotel San Martin Resort e Spa

Clique aqui para ver e reservar o San Martin Hotel & Resort.

A terceira opção de hospedagem é ficar em Puerto Iguazu na Argentina, dizem que os hotéis são melhores e a cidade mais charmosa.


Onde comer?

Dentro dos parques, tanto lado Brasil quanto lado Argentina, você não tem outra opção a não ser comer nas lanchonetes e restaurantes dos parques. No lado Brasil comemos na lanchonete, foi bem razoável e no lado Argentina comemos no restaurante que não foi nada demais e bem caro.

Na cidade de Foz fica o melhor restaurante de comida libanesa do mundo, pelo menos do meu mundo, o Castelo Libanês. Gostamos tanto que fomos 3 vezes. Tenho vontade de ir até Foz só para comer lá. Que saudades!!

Veja as reviews do Castelo Libanês no tripadvisor.

No dia que visitamos Itaipu, almoçamos num restaurante italiano muito bom, o Bella Tavola, que fica no Hotel Bella Italia em Foz do Iguaçu. Ao contrário dos parques, a alimentação na cidade é muito boa e barata.


Quantos dias e quando ir?

Em minha opinião você precisa ao menos de dois dias inteiros; 1 para visitar o lado brasileiro das cataratas e outro para o lado Argentino. Apesar de a atração ser a mesma, as cataratas, os parques são bem diferentes. A maior parte das cataratas está em território Argentino. Quando estamos visitando o parque brasileiro o visual é bem mais bonito que no parque Argentino. Por outro lado, ao visitar o parque Argentino você está mais próximo das quedas d’água. As passarelas passam por cima dos rios. Os dois parques se complementam e para mim parece um desperdício não visitar os dois lados.

Uma visita a Usina Hidrelétrica de Itaipu também vale muito a pena, eu adorei. E não esqueça o Parque das Aves. Três dias inteiros é o número mágico!

As cataratas proporcionam um espetáculo durante o ano inteiro. O verão é a época das chuvas e da cheia, é quando o volume d’água é maior. Já no inverno, com menos água, as quedas ficam mais definidas. Eu fui em outubro e achei lindo, não choveu e estava muito calor.

Em época de Real desvalorizado vamos conhecer o Brasil. Foz do Iguaçu é um lugar de beleza grandiosa!

Foz do Iguaçu - trilha no Hotel San Martin

Foz do Iguaçu – trilha no Hotel San Martin