Parque Nacional Grand Teton e a cidade de Jackson
Essa pequena cidade, localizada no estado do Wyoming, é a porta de entrada sul aos Parques Nacionais de Grand Teton e Yellowstone. Sua infraestrutura é muito completa, com muitos hotéis, restaurantes, lojas de artigos esportivos e aeroporto. Distante apenas 12 milhas da entrada do Parque Nacional Grand Teton ela pode facilmente ser utilizada como base para visitação deste parque. Toda essa comodidade faz dela uma cidade um pouco cara, não espere encontrar hospedagens muito baratas. Pagamos aqui a diária mais cara de um Motel 6.
Clique aqui para ver e reservar hotéis em Jackson.
Quando pesquisei sobre a região encontrei muito o termo Jackson Hole e fiquei na dúvida sobre qual seria o nome da cidade. A cidade é Jackson. Jackson Hole é o nome que se dá a região, bem no pé das montanhas, como um “buraco”.
Toda a região é de montanhas e a cidade é cercada por elas. A Montanha Rendezvous, a mais alta por lá, tem seu pico a 3.331 metros de altura e o visual de lá de cima é de tirar o fôlego. A maneira mais fácil de chegar até o topo é com o famoso bonde aéreo, Ride the Tram. Este bonde parte de Teton Village e em 15 minutos “escala” 1260 metros até o topo do mundo.
De lá de cima têm-se uma visão panorâmica das montanhas Teton e do Rio Snake que serpenteia toda a região. Tem algumas trilhas que podem ser feitas por lá. Mesmo no verão, lá em cima é frio e venta bastante. Há um café famoso por seu waffle com nutella, experimente!
De volta à cidade, são muitas as opções de alimentação e compras. A cidade tem um clima country com diversas lojas vendendo botas, chapéus e artigos de couro. Na praça central há vários arcos formados por chifres de veados. Ao contrário do que muito possam pensar, o veado troca de chifre todo ano e no inverno é quando eles podem ser vistos.
- Dica: Em inglês usa-se a palavra “antler” para referir-se a chifres que caem anualmente e a palavra “horn” é usada para os animais cujos chifres nascem uma única vez na vida. Os alces (deers, elks…) são exemplos de animais com antler; o Pronghorn, Moose, bisão são exemplos de animais com “horn”.
O Parque Nacional Grand Teton é a fronteira sul de Yellowstone, portanto se você chegar em Yellowstone pela entrada sul obrigatoriamente terá cruzado o Grand Teton que é belíssimo. Teton é o nome de uma falha geológica que originou essas montanhas, por isso o nome do parque. A entrada custa U$25,00 por veículo e garante acesso por 7 dias consecutivos tanto para o Grand Teton quanto para Yellowstone. Visite o site do parque para maiores informações.
Atividades comuns no parque incluem rafting e pesca, assim como caminhadas. A região de Jenny Lake é uma das mais visitadas e é onde há um hotel e um dos Visitors Centers. O parque é diversão garantida também para escaladores, atraídos pelas montanhas e pelo deslumbre do visual.
Nós passamos um dia no Grand Teton, fizemos uma trilha na região de Jenny Lake e dirigimos até Jackson Lake, o maior lago do parque. No dia seguinte de manhã percorremos novamente toda a extensão do parque para então chegarmos em Yellowstone.
Clique aqui para ver a série de posts sobre Yellowstone.
Na nossa volta de Yellowstone para Jackson tivemos a sorte de ver dois mooses, um dos animais que mais queríamos encontrar e que ainda não tínhamos tido o prazer. Mooses são animais da família dos cervos, a fêmea é chamada de cow moose (sem chifre) e o macho de bull moose (com chifre). Eles estavam numa região alagada, na parte norte do parque e pudemos observá-los calmamente. Essa cena fechou nossa viagem com chave de ouro!!