YELLOWSTONE – MAMMOTH HOT SPRINGS
Mammoth Hot Springs é a área mais próxima a entrada norte do parque.
Dirigindo a partir de Canyon Village para Mammoth podemos perceber como a biodiversidade dentro do parque é enorme. Na minha percepção quanto mais ao norte seguíamos o colorido das flores ficavam mais evidentes.
A atração mais famosa dessa região com certeza são os terraços de travertino. Esses terraços são formados a partir da combinação de vários ingredientes: água quente, limestone, ácido carbônico, carboneto de cálcio…
Vou tentar explicar: o limestone foi depositado aqui há milhões de anos atrás. A água quente (subsolo) com dióxido de carbono dissolvido resulta numa solução com pouco ácido carbônico. Conforme essa solução sobe pelas rochas ela dissolve o carboneto de cálcio, o principal componente do limestone. Na superfície, esse carboneto de cálcio é depositado na forma de travertino, a rocha que forma os terraços.
As cores vistas nos terraços são formadas pelas termophilas. Como já dissemos anteriormente amarelas e sem cores são as termophilas que crescem nos ambientes mais quentes, já as cores laranja, marrom e verde são as termophilas que crescem em ambientes menos quente.
A formação dessas rochas são constantes aqui em Mammoth Hot Springs, elas são moldadas de acordo com o volume de água, o declive do terreno e objetos no caminho da água. No entanto, de uma maneira geral, a atividade da área toda e o volume de água descarregado são relativamente constantes.
Divididos em duas grandes áreas, os terraços de baixo podem ser vistos a partir das passarelas e os terraços de cima são percorridos de carro.
Outra atividade bastante comum nesta região do parque são as caminhadas em trilhas. Optamos por fazer uma trilha de 8km chamada Beaver Ponds Loop pois de acordo com o centro de informações essa era uma escolha boa para vermos a vida selvagem.
Acho que não demos muita sorte. A trilha é bem bonita, muitas flores e vistas maravilhosas mas nada de alces, ursos ou qualquer outro animal.
De qualquer forma o colorido das flores vão fiar na memória!