Nova York do topo, o One World Observatory
O One World Observatory é o mais novo lugar para ver Nova York do topo. A queda das Torres Gêmeas em 2001 mudou para sempre o skyline do sul de Manhattan. No lugar exato onde ficavam as torres existem duas piscinas com fundo contínuo homenageiam aqueles que perderam suas vidas. Todo o complexo do novo World Trade Center conta com vários edifícios comerciais, um museu e a praça. Estivemos por lá em 2013 quando apenas a praça com o memorial estava aberto ao público, clique aqui para ler sobre essa visita.
Clique aqui para reservar hotéis em Nova York pelo booking.com
O maior edifício construído no complexo é o One World Trade Center e no topo dele, entre os andares 100 e 102, fica o recém-inaugurado (maio de 2015) One World Observatório – See Forever.
Curiosidade: o One World Trade Center, incluindo a antena, tem exatos 1776 pés de altura representando o ano em que a Declaração da Independência americana foi assinada (04 de julho de 1776). Em metros são 541,32m de altura.
Não havíamos comprados ingresso com antecedência e sem disposição para enfrentarmos fila resolvemos ir logo cedo e deu certo. Compramos nosso ingresso sem maiores problemas e lá fomos nós ao topo do prédio mais alto do hemisfério ocidental.
Dica: o observatório abre as 9:00hs da manhã, procure chegar o mais próximo desse horário para evitar filas e estar lá no topo antes da horda de turistas. O valor do ingresso é $32,00.
O passeio começa antes mesmo de pegarmos o elevador ao topo. Ainda no térreo a primeira atração é chamada de Voices; ouvimos vozes de pessoas que trabalharam na construção do edifício narrando suas histórias. Em seguida passamos pela fundação do prédio, uma imensa rocha que sustenta o edifício.
O elevador
O elevador chamado de Skypod é uma atração à parte. Ele te leva ao 102º andar em menos de 60 segundos. Durante a subida um vídeo, projetado do chão ao topo do elevador, mostra o desenvolvimento da cidade de Nova York desde 1500 até os dias de hoje. Para fazer esse vídeo foram usadas como referência, quase 2.000 imagens históricas entre mapas, pinturas e fotografias. Sensacional!
O elevador deixa o visitante no 102º andar, o Horizon Level. A primeira atração aqui é a exibição de um vídeo de aproximadamente 2 minutos. O See Forever Theather vídeo mostra através de imagens o ritmo da cidade de Nova York. Finalmente ao término do vídeo a tela sobe e você tem a cidade a seus pés.
No andar 101º fica a parte de alimentação. O visitante conta com 3 opções; One Dine (restaurante mais formal), One Mix (pratos pequenos e drinks) e o One Café.
O Observatório
O observatório propriamente dito fica no andar 100. Além das fantásticas vistas muitas atrações acontecem aqui. Uma delas é o City Pulse, um painel circular interativo onde um guia fica mostrando e falando sobre os pontos turísticos e as vizinhanças que estamos observando de lá do alto. Uma dica que ele deu e que fomos conferir logo em seguida foi atravessar o Rio East pela Ponte Manhattan. Atravessando por essa ponte você pode ver e fotografar a Ponte Brooklyn que é certamente a mais icônica de Nova York.
Outra atração é o Sky Portal, um disco de vidro no chão que permite olhar a rua em tempo real. Woo-hoo!!
Porém, a principal atração é a cidade de Nova York inteira a seus pés. O visual é de deixar qualquer um de boca aberta. Eu não conheci as Torres Gêmeas, mas acredito que tanto o nova iorquino como o turista sentiram falta de poder apreciar a cidade por esse ângulo. A vista mais bonita de Nova York!
Informações Úteis:
Para adquirir seu ingresso com antecedência clique aqui.
Localização: o edifício está localizado na esquina das ruas West e Vesey sendo a entrada pela West Street.
As seguintes linhas de metrô acessam a região:
Azul A C E – Amarela R – Laranja J Z – Vermelha 2 3 – Verde 4 5
O observatório tem wi-fi gratuito. Conecte-se na rede OneWorldObservatory.