O caminho para Moab e o Parque Nacional Arches
O Parque Nacional Arches em Moab, no estado de Utah, era nosso destino depois de dois dias em Denver. Ao sair de Denver pegamos a I-70 e seguimos por ela até o destino final (352 milhas). O caminho é lindo! A estrada corta as Montanhas Rochosas, passando por diversas florestas, canyon e beirando o Rio Colorado em boa parte do percurso. Quando entramos no estado de Utah a mudança na paisagem é brutal e o clima de deserto já começa a prevalecer. Lembro-me que uma das placas na estrada dizia: “último posto de gasolina nas próximas 70 milhas”, fato bastante incomum nas estradas americanas.
Clique aqui para ver e reservar hotéis em Moab.
Parque Nacional Arches – Moab
Formada basicamente por uma rua, a Main Street, a pequena cidade de Moab é a porta de entrada para o Arches National Park. Neste parque é possível “ver” bastante coisa do carro, porém é caminhando por ele que se tem noção da sua verdadeira grandiosidade.
O parque não é muito grande e com um dia inteiro e intenso é possível vivenciar bastante do seu esplendor, foi o que escolhemos fazer. Não há nenhum um tipo de serviço de hospedagem e alimentação dentro do parque, portanto é imprescindível abastecer-se de suprimentos antes de entrar.
Dica: leve e beba muita água. O clima é de deserto e boa parte das trilhas são descampadas com o sol na cabeça o tempo todo. Procure usar roupas leves também. Você pode encher sua garrafinha de água na área de picnic Devils Garden.
Durante o verão a temperatura pode chegar à casa dos 35ºC o que torna qualquer atividade física custosa. Mas lembre-se que o clima é de deserto e a temperatura pode variar bastante diariamente.
São mais de 2000 arcos de pedras vermelhas, com tamanhos e formatos variados, a paisagem deste lugar é encantadora. Facilmente um dos lugares mais bonitos que já visitei.
Quanto à formação rochosa do lugar vale dizer que ainda que vagarosamente, porém constantemente, a ação do clima e a erosão transformam a paisagem desta região. Novos arcos sendo formados e velhos arcos sendo extintos.
Trilha do Delicate Arche
A primeira trilha que fizemos foi a do Delicate Arch, em minha opinião o arco mais emblemático de todo o parque. A trilha tem um total de 4.8km e por ser inteira no sol (sem sombra) é bastante cansativa. Obviamente, ao chegar vem a recompensa. Faltam adjetivos no meu vocabulário para descrever o quão bonito é esse lugar. A melhor coisa que posso dizer é vá! Não deixe de fazer essa trilha. Dizem que no pôr do sol o visual é ainda mais bonito.
Depois do Delicate Arch, fomos ver o Landscape Arch, o mais longo arco do parque; 93m de uma base à outra. A trilha tem 2.6km e é bem tranquila. Esse arco só pode ser avistado de longe, pois há risco de desmoronamento. Em 1991 uma rocha desprendeu-se de sua parte interna tornando-o ainda mais fino.
Depois destas duas trilhas só tivemos folego para caminhar até o Double Arch que se localiza bem perto da estrada (caminhada de 800m) e nem por isso é menos impressionante. Além das trilhas, dirigimos por toda a extensão do parque para ao menos termos o gostinho do que estávamos deixando para trás.
O Parque é aberto o ano todo 24 horas por dia. O visitor center fecha no dia de Natal e tem horários diferentes de funcionamento de acordo com a época do ano. A entrada no parque custa U$10,00 por veículo e é válida por 07 dias consecutivos. Para maiores informações visite o site do Parque. Clique aqui.