RT_08

O que fazer em Copenhague? Suba na Torre Redonda

O que fazer em Copenhague?

Hoje vamos falar de uma das principais atrações de Copenhague, a Torre Redonda. Ela está no roteiro de 10 entre 10 pessoas que visitam a capital da Dinamarca, e senão está no seu certamente acabou de entrar. Fácil de ser visitada ela fica bem no miolinho do centro histórico, não tem como perder.

Essa torre, de apenas 34,8m de altura foi construída pelo Rei Christian IV em 1642. Primeira etapa do Complexo Trinity que abriga também, um observatório astronômico (no topo da torre), uma igreja e uma biblioteca.

Clique aqui e reserve seu hotel em Copenhague pelo booking.com

RT_03

Copenhague – Torre Redonda

A subida ao topo se dá por uma rampa e alguns degraus no final. Logo no início você já avista o interior da Igreja Trinitatis que você pode visitar depois. Importante dizer que o Complexo Trinity fica em frente à Universidade de Copenhague, uma das mais antigas da Europa, de 1429 (entre no salão principal da Universidade, aporta fica apenas encostada e o salão é lindo). A igreja foi construída mais de 200 anos depois da universidade em 1656 e todo o Complexo Trinity tem relação direta com a universidade.

RT_02

Copenhague – Torre Redonda – a rampa de acesso ao topo

RT_01

Copenhague – Torre Redonda – Igreja Trinitatis

Hall da Biblioteca, Loft do Sino e Hollow Core

Continuando a subida ao topo da Torre Redonda, na metade do caminho, a próxima atração é o Hall da Biblioteca. Esse espaço já abrigou toda a coleção literária da universidade e hoje funciona como uma galeria e um espaço para shows. É na verdade o ático da igreja. O dia que eu fui estava fechado.

Curiosidade: em frente à biblioteca você vai se deparar com uma das duas privadas originais existentes na torre. Obviamente ela não está mais em uso, mas foi restaurada como nos velhos tempos. No fundo fica a latrina que só foi limpa e 1921. Imagine!

RT_04

Copenhague – Torre Redonda – privada original

Acima da biblioteca fica o Loft do Sino. Os sinos da igreja não ocupam muito dos 900m2 deste loft que ao longo dos séculos já teve os mais variados usos. Uma exposição de alguns objetos conta um pouco essa história.

A próxima parada é muito legal. Uma plataforma de vidro, chamada de Hollow Core (núcleo vazio é a tradução para o português) que representa o marco zero de Copenhague. Você pode subir no vidro que está a 25m de distância do chão.

RT_05

Copenhague – Torre Redonda – Hollow core e o marco zero da cidade

Interessante: Ao astrônomo Thomas Bugge, no final dos anos 1760, foi dado o trabalho de pesquisar a Dinamarca e desenvolver um mapa mais preciso do reino. O plano era dividir o país em uma série de triângulos e determinar as distâncias através das medidas dos lados e ângulos. O primeiro triângulo desenhado englobou a Torre Redonda, tornando-a o ponto zero (0,0 graus de latitude e longitude) para todas as demais medidas. Em 1841 foi publicado o primeiro mapa preciso da Dinamarca, fruto desse trabalho.

Ao sair do Hollow Core olhe para cima na parede e observe o planetário. Originalmente construído em 1670 por Ole Romer, professor de astronomia e responsável pelo Observatório da Torre Redonda.

RT_07

Copenhague – Torre Redonda – Catedral de Nossa Senhora

No topo da Torre Redonda

Agora você está praticamente no topo! Mais alguns passos e aprecie a bela vista de Copenhague. A visão é 360º! Dá para ver a famosa Ponte Oresund que liga a Dinamarca a Suécia. Os Castelos Rosenborg e Christiansborg. As torres de diferentes igrejas. Dá para ver até o Frederiksbeg Palace que fica no parque aqui pertinho de casa em Frederiksberg.

RT_08

Copenhague – Torre Redonda – a Ponte Oresund ao fundo

RT_11

Copenhague – Torre Redonda – a construção amarela lá no fundo é Palácio Frederiksberg e torre preta ao lado é o zoológico

RT_09

Copenhague – Torre Redonda – Castelo Rosemborg

RT_06

Copenhague – Torre Redonda – Palácio Christiansborg

No topo da torre fica o observatório. Usado pela universidade até 1861 ele é um dos mais antigos em funcionamento. Hoje em dia é usado por astrônomos amadores e em alguns horários é aberto para observação. No século XVII, astronomia era uma ciência de grande importância e o dinamarquês Tycho Brahe era uma das figuras mais importantes em toda a Europa.

Não esqueça de visitar a Igreja Trinitais quando descer! Skal!


Informações úteis sobre preço e horário de funcionamento:

Ingresso:

Adultos: 25 coroas

Crianças (5-15 anos): 5 coroas

Horário de funcionamento:

Verão – 01 de maio a 30 de setembro: diariamente das 10 as 20:00hs.

Inverno – 01 de outubro a 30 de abril:

Segundas, quintas, sextas, sábados e domingos das 10 as 18:00hs

Terças e quartas das 10 as 21:00hs

Fecha nos dias 24 e 25 de dezembro e 01 de janeiro.

Para mais informações visite o site da atração. Clique aqui.

RT_12

Copenhague – Torre Redonda – visual do topo da torre