Praga, onde ficar e como chegar ao centro da cidade
Neste post vamos falar da escolha do bairro e hotel em Praga e ensinar como chegar ao centro da cidade utilizando o transporte público. Vale dizer que o metrô não chega ao aeroporto.
Na manhã do dia 27/06 voamos de Munique para Praga (menos de 1 hora de voo). Seria um percurso muito favorável para ser feito de carro, visitando outras cidades na Alemanha ou mesmo na República Tcheca. Entretanto, circunstâncias de trabalho do Rafa pediam que estivéssemos em Praga para a manhã do dia 29, achamos melhor voar e assim aproveitar Praga com mais tempo. Ficamos em Praga do dia 27/06 ao dia 01/07 a noite.
Praga, onde ficar? A escolha do bairro e hotel
A estadia em Praga marcava o meio da nossa viagem e, portanto buscamos uma hospedagem que tivesse máquina de lavar roupa. Achamos um apartamento no bairro de Malá Strana que foi um dos melhores lugares que já nos hospedamos. Achei muito bom ter ficado neste bairro; perto o suficiente para percorrer as atrações turísticas a pé e longe o bastante para termos uma boa noite de sono. Outra vantagem é que há muitos bares e restaurantes, além de mercados ao redor.
Hunger Wall Residence está numa travessa da movimentada Rua Újezd que é continuação da Karmelitska. O apartamento é grande (45m2) e moderno, o quarto fica separado da sala/ cozinha, o banheiro abriga a máquina de lavar roupa. Ficamos no segundo andar, apartamento 21. Pagamos, em junho de 2014, 390 euros por 4 diárias.
- FOI 10! Nossa viagem foi durante a Copa do Mundo do Brasil e assistíamos aos jogos em bares. Especialmente em Praga, numa travessa da Rua Karmelitska, encontramos um pub que transmitia as partidas em um canal de língua inglesa. Muito mais fácil do que na Alemanha! Assistimos ao emocionante Brasil X Chile neste bar, acompanhados por muitos brasileiros e pela excelente cerveja tcheca Staropramen. O nome do pub é J.J. Murphy’s Irish Pub e fica na Rua Trziste.
Transporte público do aeroporto de Praga para o centro da cidade
O Aeroporto Internacional de Praga não possui estação de metro, o que não quer dizer que não seja possível chegar ao centro de transporte público.
No saguão de chegada tanto do Terminal 1 quanto do Terminal 2 há quiosques de vendas de bilhetes. Em Praga, além do bilhete do passageiro é necessário pagar pelas malas. A moça do quiosque sabe de tudo isso e já vai te vender o que for necessário. Pegamos o ônibus de número 119 com destino a estação de metrô Dejvická da Linha A, verde. Você vai descer na parada final. Essa linha passa pela maior parte dos pontos turísticos e da rede hoteleira de Praga, porém não é a única. Verifique qual linha de metrô é mais próxima do seu hotel para ter certeza de que este é o ônibus certo a pegar. Outra opção para compra de bilhete é a máquina que fica no próprio ponto do ônibus e aceita somente moedas. Achei um pouco confusa essa máquina, prefira o quiosque.
Dejvická é estação final/ inicial, nosso destino eram duas paradas a frente, em Malostranská. Para chegarmos até nosso hotel ainda faltava uma corrida de bonde ou uma caminhada. Escolhemos caminhar!
-
IMPORTANTE: 1) Na estação de Dejvická não há escadas rolantes, você terá que carregar sua bagagem escada a baixo. Outras opções para chegar ao centro da cidade incluem shuttle bus e táxi. 2) Tenha em mente, ao puxar mala de rodinha em Praga, que suas ruas e calçadas são na maioria de paralelepípedos tornando a tarefa um pouco mais complicada e barulhenta. 3) Ao entrar nos ônibus e bondes é necessário validar seu ticket. A máquina para validação fica bem na entrada do transporte.
Apesar de toda essa via-sacra achei fácil e tranquilo o uso do transporte público para chegarmos ao centro da cidade. Uma próxima vez em Praga, faremos tudo igual!
LINKS ÚTEIS
Informações sobre o aeroporto de Praga, clique aqui
Mapa e informações sobre as linhas de metro em Praga, clique aqui
Mapa e informações sobre as linhas de bonde em Praga, clique aqui