Um final de semana em Shenandoah National Park

Shenandoah – segundo o folclore local, palavra de origem indígena que significa “Daughter of the stars” – Filha das estrelas.

Parte da cadeia de montanhas chamada Blue Ridge, Shenandoah National Park localiza-se no estado da Virginia. É um parque comprido e estreito com uma estrada que percorre o topo das montanhas, Skyline Drive. De norte (Front Royal) a sul (Waynesboro) são 105 milhas de extensão com mais de 75 belvederes ao longo do percurso.

Shenandoah National Park - mapa

Shenandoah National Park – mapa

Há quatro entradas para o parque e inúmeras outras cidadezinhas que oferecem serviços ao viajante. As quatro entradas são:

  • Norte: em Front Royal – acessível pela estrada I-66 e a Rota 340;
  • Thornton Gap – acessível pela Rota 211 localiza-se entre as milhas 31 e 32 da Skyline Drive;
  • Swift Run Gap – acessível pela Rota 33 localizada aproximadamente na milha 66 da Skyline Drive
  • Sul: Rockfish Gap – acessível pela estrada I-64 e a Rota 250

Rockfish Gap é a também a entrada norte para uma outra estrada panorâmica de nome Blue Ridge Parkway.

Durantes os meses de março a novembro a entrada custa U$15,00 por carro e é válida por 07 dias consecutivos. Entre dezembro e fevereiro o preço cai para U$10,00/ carro, 07 dias consecutivos.

Motos pagam U$10,00 durante o ano todo e também é válido por 07 dias. Interessante que durante nosso passeio pelo parque vimos muitas motocicletas, grupos de Harley-Davidson. Imagino que eles iriam seguir viagem para a Blue Ridge Parkway que começa logo no final da Skyline Drive ao sul.

Shenandoah National Park

Virginia – Shenandoah National Park

A partir da Philadelphia até a entrada norte do parque em Front Royal são 205 milhas. Nossa ideia era nos hospedarmos dentro do parque, no Skyland Resort, porém decidimos de última hora e o hotel não tinha mais vaga. Ficamos então na cidadezinha de Luray, próxima a entrada de Thornton Gap. A parte boa é que a hospedagem fora do parque é sempre mais barata. Passamos um final de semana no final de agosto.

Além do Skyland Resort (milha 41), o parque oferece mais dois hotéis, Big Meadowns (milha 51) e Lewis Cabins (milha 58) e quatro campings.

Saímos de casa num sábado de manhã e chegamos ao parque no meio do dia. Nossa primeira parada foi o Dickey Ridge Visitor Center, onde nos munimos de mapas e informações sobre as trilhas possíveis de ser feitas em um dia e meio.

Shenandoah National Park - Skyline Drive

Shenandoah National Park – Skyline Drive

Shenandoah National Park

Shenandoah National Park

Shenandoah National Park

Shenandoah National Park

Trilha de Mary´s Rock

Resolvemos fazer uma trilha chamada Mary´s Rock. Deixamos o carro no estacionamento Meadown Spring e a entrada da trilha era logo em frente. O percurso total é de 2.8 milhas (4,5km) e chega-se no topo do Mary´s Rock. Lindas vistas e a trilha muito agradável, nível de dificuldade médio, no meio das árvores.

Shenandoah National Park - Mary´s Rock trilha

Shenandoah National Park – Mary´s Rock trilha, todas as trilhas são marcadas por esses totens de concreto

Shenandoah National Park - Mary´s Rock trilha visual

Shenandoah National Park – Mary´s Rock trilha visual

Shenandoah National Park - Mary´s Rock summit

Shenandoah National Park – Mary´s Rock pico

Shenandoah National Park - Mary´s Rock trilha

Shenandoah National Park – Mary´s Rock trilha

Shenandoah National Park - Mary´s Rock trilha

Shenandoah National Park – Mary´s Rock trilha

Depois dessa trilha dirigimos um pouco pela Skyline Drive e seguimos para nosso hotel em Luray. Ficamos no Best Western que dava para ir a pé ao centrinho da cidade. Jantamos num restaurante muito bom, frequentado por locais, chamado Artisan´s Grill.

Clique aqui para ver opções de hospedagem na região.

Trilha do Stony Man

No dia seguinte de manhã seguimos para o parque e a primeira trilha do dia foi a do Stony Man e Little Stony Man, total de 2.5 milhas (4km). Stony Man é a segunda montanha mais alta do parque (1222m acima do nível do mar), dizem que quando avistado a partir do norte a montanha parece o rosto de um homem de barba. Eu não vi.

A trilha é uma das favoritas do parque, o caminho ao topo é uma aula de geologia e botânica que pode ser lida no livrinho disponível no início da trilha. O ganho de altitude não é muito, 92m.

Shenandoah National Park - Stony Man trilha

Shenandoah National Park – Stony Man, início da trilha

Segundo o tal livrinho essa montanha é tanto antiga quanto jovem. Boa parte da vegetação ao longo da trilha é recente. Uma das principais mudanças na vegetação ocorreu quando um fungo ocasionou a morte das Chestnuts em 1930. Ainda é possível ver essas árvores, pois apesar de mortas, sua madeira possui uma substância chamada tanino que funciona como um preservativo natural. Árvores mortas que permanecem em pé são importantes para a vida selvagem da montanha, elas servem para muitos propósitos, como poleiros para caçadas, ninho, abrigo contra predadores. Pica-pau, por exemplo, é uma ave que gosta de morar nessas árvores.

Quando as chestnuts morreram as oaks (carvalho) tornaram-se a árvore predominante no parque. Uma floresta de oaks proporciona uma incrível diversidade biológica.

Depois de alcançar o topo do Stony Man e nos maravilharmos com as belas vistas seguimos para o Little Stony Man que é um rochedo numa altitude inferior ao Stony Man e que, portanto permite avistá-lo.

Shenandoah National Park - Stony Man trilha

Shenandoah National Park – Stony Man trilha

Depois desta trilha já estávamos com fome e resolvemos comer na lanchonete do Skyland Resort, nada muito pesado já que ainda tínhamos mais uma trilha para fazer.

Trilha Rose River Loop

Seguimos para a região do Hotel Big Meadowns de onde sai a trilha Rose River Loop. Diferente das outras trilhas que fizemos essa não leva ao topo de uma montanha. Ela passa por rio e cachoeiras no meio da mata. A trilha é longa, 4 milhas (6,4km) e portanto de dificuldade moderada.

Shenandoah National Park - Rose River Loop trilha

Shenandoah National Park – Rose River Loop trilha

O caminho é lindo! Para quem gosta de caminhadas no meio da mata essa trilha é perfeita. Parte dela você anda beirando a água, passa por riachos e cachoeiras, cruza uma ponte muito charmosa, sempre com o frescor da mata te acompanhado.

Shenandoah National Park - Rose River Loop trilha

Shenandoah National Park – Rose River Loop trilha

Shenandoah National Park - a tinta azul é a marcação da trilha

Shenandoah National Park – a tinta azul é a marcação da trilha

Shenandoah National Park - Rose River Loop trilha

Shenandoah National Park – Rose River Loop trilha

Shenandoah National Park - Rose River Loop trilha

Shenandoah National Park – Rose River Loop trilha

Perto do final do loop há um desvio que leva a cachoeira chamada Dark Hollow. Um dos pontos mais visitados do parque (existe uma trilha mais curta que leva direto a ela) estava bem cheio e nós não gostamos muito. Esse desvio apesar de curto é uma bela de uma subida.

Depois dessa trilha, dirigimos mais um pouquinho pela Skyline Drive e, nas imediações de Big Meadowns vimos vários veados. Uma gracinha!

SH_17

Big Meadowns

Na nossa visita a Shenandoah percorremos a metade norte da Skyline Drive, aproximadamente 52 milhas, caminhamos 15 quilômetros em 03 trilhas e voltamos para casa com a certeza de que um dia não só retornaremos a Shenandoah como seguiremos viagem pelas Montanhas Blue Ridge.

Shenandoah National Park

Shenandoah National Park

LINKS UTEIS:

Shenandoah National Park: http://www.nps.gov/shen/index.htm

Reservas de Hotel dentro do Parque: http://www.goshenandoah.com/

Reserva de Campings: http://www.recreation.gov/